MEU PRIMEIRO
BEIJO
OBJETIVO
DA AULA
Ò PÚBLICO-ALVO:
8º e 9º Anos
Ò OBJETIVO
DA AULA: aos alunos do Ensino Fundamental a leitura de obras literárias, a fim
de que os mesmos desenvolvam o gosto e o hábito pela leitura, para que possam
aplicar, na escrita, os conhecimentos adquiridos.
Ò OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-Desenvolver o gosto e o hábito da leitura;
-Enriquecer o vocabulário;
-Conhecer obras literárias diversificadas;
-Analisar gêneroa literários e suas
características;
-Recriar as obras;
-Aplicar os conhecimentos adquiridos na
escrita.
PREPARAÇÃO PARA
A LEITURA
Ò Debate
na sala de aula sobre a atividade que será proposta – O QUE É O BEIJO PARA
VOCÊ?
Ò Pesquisa:
meio de circulação e características do gênero textual escolhido – crônica;
Ò Pesquisa:
conhecimentos prévios acerca da vida e da obra do autor escolhido;
Ò Pesquisa:
simbologia do beijo em diversas culturas;
Ò Entrevista
com os pais ou avós sobre o
primeiro beijo;
primeiro beijo;
Ò Leitura
compartilhada do texto.
APÓS A LEITURA
Ò Realização
de um roteiro de leitura pré-estabelecido (ficha de leitura) no qual o aluno
deverá observar a estrutura (situação inicial, obstáculo, clímax e desfecho) e
os elementos da narrativa (tempo, espaço, narrador e personagens);
Ò Estudo
do vocabulário utilizado pelo autor e uso de dicionário;
Ò Entrevista
com o professor de Ciências para o esclarecimento dos termos técnicos usados no
texto;
Ò Observação
das modalidades formal/informal da língua;
Ò Análise
da intencionalidade do autor quanto à modalidade linguística utilizada (relação
com o público-alvo).
O QUE ESSAS IMAGENS
REPRESENTAM?
ANÁLISE DE IMAGENS
Ò DISCUSSÃO
COLETIVA:
Ò O
que as imagens representam?
Ò Quais
as semelhanças e diferenças entre a crônica e as imagens?
Ò Conhece
outros textos ou imagens relacionados ao primeiro beijo?
Ò Expresse
sua opinião sobre o que a imagens despertaram em você.
APRESENTAÇÃO DA MÚSICA “BEIJO,
BEIJINHO, BEIJÃO” - CARROSSEL
Ò Você
conseguiu relacionar a música ouvida com a crônica lida e as imagens
apresentadas anteriormente?
Ò Quais
as semelhanças entre os três textos? E as diferenças?
Ò Todos
os autores abordam o tema “BEIJO” da mesma forma?
Ò Você
conhece outras músicas, vídeos, poemas ou imagens cujo tema seja BEIJO ?
DISCUSSÃO ORAL
Ò Discussão
sobre a importância do primeiro beijo na adolescência e as mudanças acarretadas
por esse acontecimento;
Ò Debate
sobre as mudanças físicas e psicológicas vividas na adolescência;
Ò Verificação
das mudanças sociais e comportamentais ocorridas desde a publicação da obra
(1977);
CONCLUSÃO
Ò Pesquisa:
os alunos perguntam aos pais e avós
sobre a experiência de seu primeiro beijo.
Ò Solicitação
aos alunos (divididos em grupos) para que tragam numa outra aula textos que
tenham intertextualidade com a crônica lida: H.Q., poema, letra de música,
conto.
Ò Socialização
sobre as experiências trazidas em classe.
Ò Produção
escrita: Produção de uma narrativa cujo tema é o primeiro beijo.
Ò Discussão
e apreciação do texto.
AVALIAÇÃO
Ò Os
alunos serão avaliados por meio de observação contínua e registros feitos
(incluindo a narrativa proposta) durante o desenvolvimento da sequência
didática. Interatividade, participação compartilhada, respeito às regras,
disciplina, organização, habilidade de trabalhar em equipe e responsabilidade
são de grande relevância para que haja um resultado satisfatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário