domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Meu primeiro beijo


MEU PRIMEIRO BEIJO


OBJETIVO DA AULA
Ò PÚBLICO-ALVO: 8º e 9º Anos
Ò OBJETIVO DA AULA: aos alunos do Ensino Fundamental a leitura de obras literárias, a fim de que os mesmos desenvolvam o gosto e o hábito pela leitura, para que possam aplicar, na escrita, os conhecimentos adquiridos.
Ò OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
    -Desenvolver o gosto e o hábito da leitura;
    -Enriquecer o vocabulário;
    -Conhecer obras literárias diversificadas;
    -Analisar gêneroa literários e suas características;
    -Recriar as obras;
    -Aplicar os conhecimentos adquiridos na escrita.


PREPARAÇÃO PARA A LEITURA

Ò Debate na sala de aula sobre a atividade que será proposta – O QUE É O BEIJO PARA VOCÊ?
Ò Pesquisa: meio de circulação e características do gênero textual escolhido – crônica;
Ò Pesquisa: conhecimentos prévios acerca da vida e da obra do autor escolhido;
Ò Pesquisa: simbologia do beijo em diversas culturas;
Ò Entrevista com os pais ou avós sobre o
 primeiro beijo;

Ò Leitura compartilhada do texto.

APÓS A LEITURA
Ò Realização de um roteiro de leitura pré-estabelecido (ficha de leitura) no qual o aluno deverá observar a estrutura (situação inicial, obstáculo, clímax e desfecho) e os elementos da narrativa (tempo, espaço, narrador e personagens);
Ò Estudo do vocabulário utilizado pelo autor e uso de dicionário;
Ò Entrevista com o professor de Ciências para o esclarecimento dos termos técnicos usados no texto;
Ò Observação das modalidades formal/informal da língua;
Ò Análise da intencionalidade do autor quanto à modalidade linguística utilizada (relação com o público-alvo).

O QUE ESSAS IMAGENS REPRESENTAM? 





ANÁLISE DE IMAGENS
Ò DISCUSSÃO COLETIVA:
Ò O que as imagens representam?
Ò Quais as semelhanças e diferenças entre a crônica e as imagens?
Ò Conhece outros textos ou imagens relacionados ao primeiro beijo?
Ò Expresse sua opinião sobre o que a imagens despertaram em você.

APRESENTAÇÃO DA MÚSICA “BEIJO, BEIJINHO, BEIJÃO” - CARROSSEL
Ò Você conseguiu relacionar a música ouvida com a crônica lida e as imagens apresentadas anteriormente?
Ò Quais as semelhanças entre os três textos? E as diferenças?
Ò Todos os autores abordam o tema “BEIJO” da mesma forma?
Ò Você conhece outras músicas, vídeos, poemas ou imagens cujo tema seja BEIJO ?

DISCUSSÃO ORAL
Ò Discussão sobre a importância do primeiro beijo na adolescência e as mudanças acarretadas por esse acontecimento;
Ò Debate sobre as mudanças físicas e psicológicas vividas na adolescência;
Ò Verificação das mudanças sociais e comportamentais ocorridas desde a publicação da obra (1977);

CONCLUSÃO
Ò Pesquisa: os alunos perguntam aos pais e avós  sobre a experiência de seu primeiro beijo.
Ò Solicitação aos alunos (divididos em grupos) para que tragam numa outra aula textos que tenham intertextualidade com a crônica lida: H.Q., poema, letra de música, conto.
Ò Socialização sobre as experiências trazidas em classe.
Ò Produção escrita: Produção de uma narrativa cujo tema é o primeiro beijo.
Ò Discussão e apreciação do texto.

AVALIAÇÃO 
Ò Os alunos serão avaliados por meio de observação contínua e registros feitos (incluindo a narrativa proposta) durante o desenvolvimento da sequência didática. Interatividade, participação compartilhada, respeito às regras, disciplina, organização, habilidade de trabalhar em equipe e responsabilidade são de grande relevância para que haja um resultado satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário