quinta-feira, 6 de junho de 2013

Meu primeiro contato com a leitura e a escrita








Meu contato com os livros aconteceu muito cedo, pois minha mãe era professora: tradicional e muito severa! Ela levava para casa livros com desenhos coloridos, e eu me deliciava ao olhá-los. De vez em quando a acompanhava em suas aulas, por não ter com quem ficar em casa e então comecei a descobrir o mundo maravilhoso das letras, como Danuza Leão, que "na infância, não brincava de boneca nem de casinha, mas devorava revistas em quadrinhos e livros". 

Mas foi com a Professora Marilda, na cartilha Caminho Suave que aprendi que "Didi deu o dado ao bebê". Parecia tão fácil unir as letras e formar as palavras... tanto que eu era a melhor aluna da turma! Tirava nota 100 nas provas e, no final, ganhava um jogo de canetinhas da Professora Marilda. Me lembro perfeitamente dela: aqueles olhinhos pretos por trás dos óculos de grandes aros e uma boca rosada e pequena que dizia: dia, dedo, Duda, cada... Minha mãe ficava orgulhosa, colhia margaridas no imenso quintal do nosso casarão, fazia um grande embrulho e me mandava entregá-lo para Dona Marilda. E ela agradecia, me beijando e abraçando. Ah, Professora Marilda, que saudades...!

Eu gostava de ler. O quê? Não importava: jornais, revistas, dicionários, cadernos de receitas, livros de história... Fui amadurecendo e, ao contrário do que muitos diziam e pensavam, meu amor pelas palavras não diminuiu; muito pelo contrário, ficou cada vez maior. E a partir disso, minha paixão pelas letras aumentou cada dia mais, juntamente com a minha vontade de ser igual à mulher que me ensinou o fascinante mundo da leitura e da escrita.
E eu cresci, me tornei professora de Letras e tento agora fazer com que minhas filhas também tenham oportunidade de viajar pelos livros, estimular a criatividade e conhecer o mundo fantástico da leitura e da escrita. Um dia desses, me peguei indo ao quintal colher umas margaridas...

Régia Mara Corrêa Beraldo


Nenhum comentário:

Postar um comentário